Honda CG – Uma fortaleza de baixa cilindrada

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Honda CG 160 2018 

Honda CG 160 Start 2018 (Foto: Divulgação)

VEJA OS PREÇOS DA CG 160 2018

CG 160 Start – R$ 7.990 (freios a tambor)

CG 160 Fan – R$ 8.990,00 (freio a disco na dianteira; tambor na traseira)

CG 160 Titan – R$ 10.190,00 (freio a disco na dianteira; tambor na traseira)

O sistema de freios combinados, chamado de “Combined Braking System” (CBS) pela marca, apareceu na CG 160 pela primeira vez em 2016, mas apenas para a versão Titan. Uma alternativa ao freio ABS para se enquadrar nas regras de trânsito, que exigirão CBS ou ABS para todas as motos no Brasil em 2019, o dispositivo reparte a frenagem entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro.

No caso do sistema da Honda, ao se acionar o pedal de freio traseiro, 34% da enerfia vai para o freio dianteiro e 66% ao freio traseiro. De acordo com especialistas, essa é uma maneira de corrigir a falta de uso do freio dianteiro pelo motociclista brasileiro. Utilizar o freio traseiro e o dianteiro em frenagens é essencial para parar a moto de maneira segura.

 Nova suspensão

Além de contar com o CBS de série, a CG 160 também recebeu a suspensão do tipo SFF (Separated Function Fork). De acordo com a montadora, este tipo de dispositivo separa as funções das bengalas da dianteira: nas suspensões convencionais ambas bengalas contam com molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento.

Para a versão CG 160 Tiitan e CG 160 Fan 2018, outra novidade é o painel de instrumentos “Blackout” enquanto a CG 160 Start apresenta instrumento dotado de contagiros.

 

A CG 160 2018 mantém o mesmo motor, do tipo monocilíndrico com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, arrefecido a ar e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Com capacidade cúbica de 162,7 cm3, é capaz de gerar 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.

 

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