7 Galo – Que ronco!!! Que moto!!!

Artigos

A CBX 750F (também chamada de 7 Galo) é uma motocicleta esportiva, fabricada pela Honda e comercializada no Brasil entre 1986 e 1994. Esta motocicleta recebeu diversos codinomes ao longo de sua vida de fabricação, muitos dos quais originários de suas cores disponíveis.

O curioso apelido que é atribuído à motocicleta vem do jogo do Bicho. Nos EUA a motocicleta era chamada de Seven-Fifty (sete-cinquenta). Quando desembarcou no Brasil o número 7 permaneceu, e o número 50 foi substituído pelo Galo, que tem essa numeração no jogo.

Em 1982, depois de 13 anos de evolução da lendária CB 750, a Honda parecia interessada em deixar para trás a configuração de quatro cilindros em linha. O lançamento de motores de cilindros em V, de diversas cilindradas, fazia supor que a VF 750 F – com um estreito V4 que lhe permitia maior agilidade – tomaria o lugar da linhagem CB.

Apesar dessa vantagem, o V4 não obteve aprovação unânime do mercado. Alto custo de produção e manutenção mais onerosa levavam outras marcas, como a Kawasaki, a preteri-lo em favor do tradicional quatro-em-linha. Assim, no Salão de Paris de 1983 a Honda comprovava sua intenção de prosseguir na herança da CB 750, apresentando a então moderna CBX 750 F.

A nova moto representava notável evolução em todos os campos, a começar pelo estilo. A carenagem superior, com para-brisa (ou bolha) e dois faróis quadrados (substituídos por um único retangular em alguns mercados), ligava-se de forma fluida ao tanque, este às laterais e elas à rabeta, sugerindo harmonia e aerodinâmica. Um spoiler na parte inferior do motor completava o conjunto. As rodas, em estilo Comstar de alumínio, e os escapamentos vinham em preto-fosco, assim como parte do motor – e este estava claramente exposto.

O motor adotava duplo comando e quatro válvulas por cilindro. O cuidado com as dimensões permanecia, como no alternador montado atrás do motor e não na extremidade do virabrequim, onde aumentaria a largura do conjunto. As bielas utilizavam liga leve com vanádio e as válvulas dispensavam regulagem de folga, devido aos tuchos hidráulicos.

A potência chegava em 91cv a 9.500 rpm (1cv a mais que a VF 750 F), e o torque máximo, a 7,1 kgfm a 8.500 rpm: o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 5,5s e chegar a 214 km/h de velocidade máxima. O câmbio tinha uma sexta marcha, ausente das CBs, e a torneira de combustível fechava-se de modo automático ao desligar o motor.

O quadro (utilizado também para armazenar o óleo lubrificante, uma evolução do princípio de cárter seco adotado desde a primeira CB 750) conservava o conceito de duplo berço, mas a suspensão traseira agora era monochoque, com duas regulagens, e a dianteira trazia um sistema antimergulho, denominado TRAC. Reduzindo a passagem de óleo pelas válvulas dos amortecedores quando os freios eram acionados, o dispositivo diminuía seu afundamento nas frenagens, para evitar excessiva transmissão de peso para a frente.

modelo de 86 – no japao e europa.

Modelo de 87 – Hollywood

 




 

modelo de 88 – Magia Negra 

modelo de 88 – Rothmans

modelo 89 – Grená

modelo 89 – canadense 

Modelo 90 – Indy 

modelo 93 – indy 

modelo 94 – indy

  • 1986Galo 86 (galo oito-meia), Galo JaponesaBlack (importação oficial) e Red (importação independente);
  • 1987Hollywood;
  • 1988Magia Negra e Rothmans (série especial);
  • 1989Grená e Canadense (série especial);
  • 1990Neón;
  • 199094Indy
  • 19952001Formula1

FICHA TÉCNICA

Fabricante Honda
Apelido 7 Galo750CBX
Produção 1986-1994
Tipo Esportiva
Motor 747cc3
4 cilindros em linha, 4 tempos, 16v
Potência 82cv a 9.500 rpm
Torque 6,5 kgfm a 8.000 rp
Transmissão 6 marchas
Suspensão D: garfo telescópico de 39mm de diâmetro com amortecedores óleo-pneu­máticos – 150mm de curso;
T: balança oscilante de aço com amortecedor central único sistema Pro-Link – 103mm de curso.
Freios D: Disco duplo com dupla pinça e acionamento hidráulico de 276mm;
T: Disco simples com dupla pinça e acionamento hidráulico de 276mm
Pneus D (86): 110/90 V 16
D (87 em diante): 100/90 H18 56H
T (86):130/80 V 18
T (87 em diante): 130/80 H18 66H
Altura do Assento 830mm
Tanque 22 lts
Similar Yamaha FZ 750‎

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *